sábado, 17 de novembro de 2012

Terapia Capilar: quando e porque procurar


Terapia Capilar: quando e porque procurar

Antes de falar sobre todos os procedimentos usados para conseguir os benefícios da Terapia Capilar, precisamos saber quando e porque o cabelo precisa desse tipo de cuidado.

Os salões de beleza estão lotados de homens e mulheres em busca da beleza. Em busca de cabelos lindos, brilhantes e fortes. Lembram de cuidar somente da haste do fio com hidratações, cauterizações, tinturas, progressivas, enfim, procedimentos que muitas vezes acabam por  danificar os fios,  e nem sequer pensam em como cuidar do couro cabeludo.

Como já disse anteriormente, o couro cabeludo é uma pele, que precisa estar em equilíbrio e saudável para que os cabelos sejam fortes e bonitos. Por ser o responsável em fabricar, desenvolver e estimular o crescimento dos fios precisa estar muito bem cuidado. Para conquistar esse tão desejado cabelo dos sonhos é fundamental que o couro cabeludo esteja equilibrado. Essa é a palavra que uso diariamente aqui no NTC: EQUILÍBRIO. Ou seja, estar bem limpo, tratado e sempre sendo estimulado.

Os cabelos sofrem diariamente muitas agressões sejam por nossa culpa ou mesmo “sem querer”: poluição, cigarro, oleosidade, suor e principalmente resíduos de produtos usados (xampus inadequados, uso constante de máscaras etc.), além de todas as químicas que são feitas: alisamentos, progressivas, tinturas, descolorações entre outras coisas, procedimentos que agridem muito a nossa haste e também nosso couro cabeludo.

Além de todos esses problemas externos, precisamos lembrar também das patologias que os cabelos podem sofrer. Dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, calvície masculina ou feminina, alopecia areata, enfim, várias doenças que podem atacar o couro cabeludo e deixa-lo fraco e em desequilíbrio.

O mais importante é que todos se conscientizem de que é preciso cuidar do couro cabeludo da maneira certa e isso requer disciplina e os ensinamentos da Terapia Capilar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artigo - site: Guia de Salões


Terapia Capilar - introdução

Antes do começar a falar sobre o que é terapia capilar precisamos saber onde esse procedimento da estética moderna atua: o couro cabeludo. De uma forma geral é a pele que reveste nosso crânio e possui cabelos. A diferença para o restante da pele do nosso corpo é que, além de produzir fios ela é muito mais vascularizada, o que na terapia capilar ajuda muito.
Sempre olho para o couro cabeludo lembrando que ele é uma pele, que precisa estar em equilíbrio e que para isso necessita de alguns cuidados bem específicos.
Todos os dias higienizamos nosso rosto, tomamos banho, usamos hidratantes para deixar nossa pele do corpo mais bonita e saudável e nem sequer nos lembramos de cuidar da pele do couro cabeludo da mesma forma. E é nesse órgão, o maior do nosso corpo, onde a terapia capilar foca seus benefícios.
A terapia capilar é um conjunto de procedimentos usados de forma não invasiva, combinando técnicas de massagem(incluindo a drenagem), eletroterapia e o uso de dermocosméticos para tratar das patologias (doenças) do couro cabeludo e manter os cabelos saudáveis, sempre tendo como base os estudos da Tricologia.
Nos próximos textos discutiremos quais são essas patologias, como reconhece-las, quais as técnicas indicadas para cada caso e entender melhor cada procedimento usado na terapia capilar.

Meu primeiro artigo para o Guia de Salões


Minha primeira coluna

Fui convidada pelo companheiro de pós-graduação, Flávyo Hamos, a fazer parte do time que escreve para seu site e seus outros meios de comunicação.
Fiquei muito feliz com o convite e espero que a partir de agora, eu consiga explicar todo esse universo sobre a Terapia Capilar, que tanto gosto e pratico diariamente.
Antes de falar sobre o tema proposto, quero explicar um pouquinho porque comecei nessa área.
Minha família tem uma grande tradição em Belo Horizonte/MG em trabalhar com perucas. Minha avó, mais conhecida como Wilma Perucas, começou há mais de 50 anos a fabricar e vender perucas para as mulheres insatisfeitas com seus cabelos e também para aquelas que estavam em processo quimioterápico. Há mais ou menos 25 anos, minha mãe, Ana Tompa, decidiu trabalhar com minha avó e assim com uma “cabeça” nova na empresa, começou a trabalhar com as hoje famosas, próteses capilares. Abriu a oportunidade para atender homens e também poder oferecer perucas mais naturais para as mulheres.
Eu entro nessa história familiar a mais ou menos 08 anos, quando me formei em Comunicação Social e não satisfeita com a escolha, minha mãe me convidou para trabalhar com elas pois havia “ficado sabendo”, como se diz aqui em Minas, de uma nova tecnologia para tratar a calvície, o Laser de Baixa Intensidade. Decidimos então que teríamos um espaço para tratar os problemas relacionados ao couro cabeludo e haste dos fios, a Terapia Capilar a Laser - um conjunto de procedimentos baseados nos estudos e conceitos da Tricologia.
A medida que víamos os resultados e a felicidade dos nossos clientes me apaixonei completamente por essa aérea e desde então estudo incessantemente para poder oferecer o que tem de mais atual e sério para todos que me procuram. Sou esteticista pela SENAC e Pós-graduanda em Tricologia Cosmética pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP.

Fernanda Tompa nasceu e trabalha em Belo Horizonte/MG. Esteticista e Terapeuta Capilar. Graduada em Comunicação Social. Pós-graduanda em Tricologia Cosmética pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP.
www.ntcbh.com.br / fernandatompa.blogspot.com