terça-feira, 31 de outubro de 2017

Ações que valem a pena, iniciativas gratificantes

Olá pessoal, tudo bem? Chegamos, enfim, ao último dia de outubro. Não gostaria de dar o start em novembro, sem antes agradecer a todos os nossos parceiros, que durante este mês que passou, dedicado à conscientização e prevenção contra o câncer de mama, lembraram do Ntc Soluções Capilares by Wilma Perucas em suas ações para auxiliar pacientes oncológicas.

Hoje, por exemplo, nossa colaboradora Patrícia volta ao Oncocentro Minas Gerais [ela já esteve no local no último dia 17] para participar de uma oficina especial para mulheres com câncer de mama que se tratam na clínica. Durante o evento, vamos utilizar algumas de nossas perucas e próteses capilares para tirar as dúvidas sobre o uso. Também faremos doações de turbantes para as pacientes.



No decorrer do mês, quem também esteve presente em nossa loja foi a supervisora assistencial da ORCCA, Fernanda Martins. A instituição, da qual somos parceiros há um ano, auxilia pacientes com câncer e seus familiares, em Betim. Na ocasião, a minha xará doou 1,5 kg de cabelos recebidos na ORCCA. Em troca, repassamos algumas perucas para a ONG, confeccionadas exatamente com esses cabelos. Além disso, entregamos uma peruca de fibra, recebida de uma cliente que não precisa mais, e dois novos turbantes. 



Outro evento que contou com a nossa presença foi o Beauty Pink Day, que aconteceu no sábado (28), na Faculdade de Medicina da UFMG. Organizado pela Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia, Fernanda Oliveira, o Dia da Beleza Rosa ofereceu várias atividades para trabalhar a autoestima de pacientes com câncer. Sorteamos turbantes e uma peruca feita com cabelos de doação. 



Por fim, outro projeto superbacana foi o “SuperAção”, iniciativa idealizada pelo programa de extensão ObservaPED, da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento convidou pacientes onco-hematológicos pediátricos do Hospital das Clínicas da UFMG para participarem de um ensaio fotográfico fantasiados de super-herois. O talentosíssimo Marcus Martinelli, responsável pelo hair e make up dos participantes do projeto, veio pessoalmente ao Ntc buscar as três perucas que disponibilizamos para a sessão de fotos. O trabalho ficou lindíssimo e comovente. 



Uma destas crianças receberá uma das perucas usadas pois ficou apaixonada pelos seus novos cabelos. Diante de um desejo tão fofo seria impossível recusar. Nesta quarta-feira (1º) vamos fazer a entrega e todos os ajustes necessários para que ela possa ter uma vida normal usando sua peruquinha.

A todos esses parceiros, quero deixar registrado, tanto em meu nome quanto no de minha mãe, Ana Tompa, e de toda a equipe Ntc, a nossa eterna gratidão. Todas as vezes que vocês nos procuram para participar de projetos, ficamos honradas por saber que confiam em nossa empresa, nos nossos produtos e soluções. É um prazer enorme fazer parte dessas correntes de solidariedade, levando autoestima e esperança às pessoas. Elas ganham muito com tudo que fazemos, mas nós ganhamos mais: nos tornamos pessoas e profissionais infinitamente melhores. Um grande abraço a todos e até semana que vem! 










terça-feira, 24 de outubro de 2017

Parceria que vale ouro

Olá pessoal, tudo bem! Conforme eu já havia dito em posts anteriores, sempre que o Ntc Soluções Capilares by Wilma Perucas receber doações de cabelos para a confecção de perucas, vamos compartilhar com vocês. 

Desta vez quem esteve em nossa loja foi uma antiga parceira, minha xará Fernanda Martins, supervisora assistencial da ORCCA – Organização Regional de Combate ao Câncer. A instituição, localizada em Betim, faz um trabalho superbonito para pacientes com câncer que não têm condições de arcar com os custos do tratamento. Atendimento psicológico, nutricional, doação de cestas básicas, assistência farmacêutica e médica são alguns dos serviços oferecidos por esta ONG.

A Fernanda veio até a nossa loja, na semana passada, para doar 1,5 kg de cabelos recebidos das pessoas que conhecem o trabalho da ORCCA e se solidarizam com o projeto. Em troca, repassamos algumas perucas para a instituição, confeccionadas exatamente com esses cabelos. Além disso, vamos entregar também uma peruca de fibra, recebida de uma cliente que não precisa mais, e dois novos turbantes. 




Quero agradecer a equipe da ORCCA por essa iniciativa tão nobre. Fico muito feliz por fazer parte dessas parcerias, que ajudam a quem precisa, e por saber que instituições como a ORCCA confiam no trabalho do Ntc Soluções Capilares. Não existe maior recompensa que essa! Um abraço e até semana que vem. 


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Perucas de fibra sintética: saiba porque elas são apaixonantes

Olá pessoal, tudo bem? Hoje decidi escrever sobre as perucas de fibra sintética pois ainda há muito preconceito sobre este tipo de cabelo. A maioria das pessoas não sabe que são uma das nossas melhores soluções para mulheres em quimioterapia por serem muito fáceis de cuidar, além de não deixarem nada a desejar com relação as feitas em cabelo natural.

Aqui no Brasil não fabricamos estas perucas. O cabelo é importado, feito em laboratório e é muito parecido ao cabelo humano, tanto no toque quanto na cor. E neste quesito os fabricantes arrasam! Conseguem fazer diversos tons e suas misturas, proporcionando colorações diversas, inclusive as mechadas.

Nesta apresentação de slides você pode ver as perucas de fibras sintéticas em diversos ângulos

E por falar em fabricantes, trabalhamos com as melhores perucas europeias. Importamos da França e da Alemanha, que têm expertises na fabricação e modelagem das perucas de fibra. Tanto que o termo que usamos nem é fibra sintética. A qualidade é tão maravilhosa, que achamos mais justo honrar o nome usando o termo fibra europeia.

Em nossa loja, as perucas de fibras europeias são as campeãs de venda para mulheres em quimioterapia que curtem madeixas mais curtas, desde o clássico chanel a um corte mais despojado como na foto baixo. 


Um dos grandes diferenciais deste tipo de peruca, é que ela é muito fácil de cuidar. A manutenção pode ser feita em casa mesmo. Basta lavá-la com xampu hidratante e passar um bom óleo reparador para manter a beleza e brilho dos fios. E é por isso que ela á apaixonante! Mesmo depois da manutenção, ela se manterá igualzinha, com o penteado perfeito! Este é o grande diferencial da fibra europeia. Tenho certeza que você também irá se apaixonar por este modelo. 

Se você vai começar uma quimio ou tem alguma parente precisando dos nossos cuidados, não deixe de nos procurar para saber mais sobre esta solução. Oferecemos diversos modelos e cores para colocação imediata, além de todo o material para lavagem e conservação da sua peruca, como xampu, óleo reparador, suporte para secar entre outras coisas.

Gosto de lembrar que o nosso atendimento é personalizado e 100% direcionado às suas necessidades. Essa é a nossa marca. Minha equipe e eu estamos à disposição para ajudá-la a enfrentar este momento difícil com autoestima e determinação. Um abraço e até a próxima semana.




terça-feira, 10 de outubro de 2017

Criança em quimioterapia: o que usar quando o tratamento faz cair os cabelos

Oi pessoal, tudo bem? Nesta quinta-feira, 12, comemoramos uma das datas mais gostosas do ano, o “Dia das Crianças”. Depois que me tornei mãe, posso dizer, seguramente, que passei a enxergar o mundo com outros olhos. É fantástico ver meu filho crescer, perceber cada novo aprendizado, presenciar suas conquistas, prepará-lo para as derrotas e frustações que a vida coloca a nossa frente.

Muitas crianças, porém, desde cedo, já se tornam guerreiras, por terem de enfrentar problemas de “gente grande”, como a descoberta de um câncer, por exemplo. Infelizmente essa doença não escolhe idade. 

Para vocês terem uma ideia, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são registrados no Brasil a cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  Os principais são leucemia, mais frequente em crianças dos dois aos cinco anos; e os tumores cerebrais, que compreendem de 15 a 20% de todos os cânceres que acometem a faixa etária pediátrica no país.

Se para lidar com adultos em tratamento já é necessário uma dose extra de carinho, com crianças esse cuidado é redobrado. Muitas sequer compreendem a gravidade do problema pelo qual estão passando. Isso sem falar da angústia e sofrimento que sentem diante dos primeiros sinais físicos da quimioterapia, entre eles a queda dos cabelos.

Nesse momento, uma alternativa para minimizar o sofrimento dos pequenos, principalmente das meninas, que em geral são mais sensíveis aos impactos do câncer, é recorrer às perucas, próteses capilares e também aos anéis de cabelos. Essas soluções são ótimas opções para que a pequena cliente fique mais forte e feliz, sentindo o mínimo possível as mudanças em sua aparência. 

A família é fundamental na escolha da melhor opção pois são estas pessoas que irão nos passar todas as informações importantes sobre a criança. Isso porque muitas vezes a pequena guerreira ainda não consegue expressar o que está sentindo. 

E os pais podem ficar despreocupados. Qualquer uma das soluções escolhidas proporciona a filha levar uma vida supernormal, sem se privar do convívio com os coleguinhas: ela vai poder ir à escola, brincar, praticar atividades físicas, enfim... vai poder viver sua infância com toda alegria que ela merece ser vivida. 

Peruca artesanal feita com o cabelo de uma adolescente de 14 anos. Tivemos que complementar, pois os fios dela não foram suficientes

Anel de cabelo para usar com turbante ou chapéu também deixa a criança com aparência bem natural

O mais importante é que, através dessas soluções, a criança seja minimamente impactada pelo problema que vivencia, seja ele um câncer ou quaisquer danos físicos na região capilar. Por isso, minha equipe e eu estamos aqui, para ajudar sua filha, com respeito, dedicação e carinho. É uma satisfação ver o sorriso no rosto dela através do nosso trabalho e perceber que com as soluções que oferecemos, a criança ficará mais feliz e se sentindo mais forte nesta jornada. Contem conosco papais! O desejo pela saúde de sua filha também é o nosso. Um abraço e até semana que vem!



terça-feira, 3 de outubro de 2017

Perda dos cabelos com o câncer de mama causa impactos severos na autoestima

Olá pessoal, tudo bem? Chegamos ao mês onde a importância da prevenção contra o câncer de mama é maciçamente lembrada pela campanha “Outubro Rosa”, seja através de reportagens na mídia ou de ações promovidas por órgãos públicos, ONGs e hospitais que atendem mulheres com esta doença.

De acordo com o site do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. 

Para vocês terem uma ideia, esta doença, infelizmente, causou a morte de mais de 14 mil mulheres em nosso país, só em 2016. Por isso, nunca é pouco alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Quanto mais cedo o diagnóstico de um câncer de mama, menos invasivo será o tratamento. Por outro lado, quanto mais duradouro o tratamento for, mais impactos irá provocar na mulher, entre eles a perda de cabelos decorrente da quimioterapia, capaz de abalar não só sua aparência como também, e principalmente, a autoestima. 

Laço cor de rosa é símbolo da luta contra o câncer de mama

Digo isso pela minha própria experiência profissional, afinal atendo, todos os meses, dezenas de mulheres que estão enfrentando esta doença e que, infelizmente, além de terem que lidar com os sintomas do câncer, sentem-se totalmente desestimuladas ao se olharem no espelho e perceberem que aquilo que as identifica como mulheres e é crucial para a feminilidade, ou seja, os cabelos, também vai embora com o decorrer das sessões de “quimio”. 

A presença do cabelo é tão simbólica para a concepção de beleza feminina que resolvi abordar o assunto na minha tese de pós-graduação em tricologia, na Faculdade Oswaldo Cruz, em São Paulo. Uma das respostas a qual cheguei para o fato da mulher se sentir fragilizada com a perda dos fios é a desconstrução de sua imagem, afetada pelos efeitos colaterais do câncer de mama. A autoimagem começa a ser formada ainda em nossa infância e está profundamente ligada, não só aos aspectos físicos, mas em conjunto com o nosso lado emocional e mental.

Isso significa que a partir do momento que a mulher precisa se submeter a uma quimioterapia, é de se esperar o abalo psicológico que ela terá ao ficar sem os cabelos. Essa ausência é a constatação, inclusive para os outros que estão ao redor da paciente, de que algo não está bem. 

Ao contrário de muitas doenças, que não afetam a aparência e até permitem ao paciente se tratar de forma sigilosa, o câncer escancara sua existência, confirma o adoecimento. E isso para uma mulher, que desde tempos remotos da história da humanidade já era cobrada por sua beleza física, é opressor. Mexe com a feminilidade

A mudança na aparência faz com que a mulher crie barreiras em aceitar sua nova imagem, afinal é cultural que o gênero feminino exiba sempre cabelos longos e bonitos. Quer um exemplo? Quem não se lembra da cena clássica da atriz Carolina Dieckmann, na novela “Laços de Família”, do ano 2000, onde sua personagem Camila ficou aos prantos por ter que raspar as lindas madeixas, depois de ser diagnosticada com uma leucemia? Embora a enfermidade não se tratasse de um câncer de mama, a dor que a mocinha sentiu pela perda dos fios naquela ocasião representa muito bem o sentimento de muitas pacientes oncológicas.

Cena de “Laços de Família” com Carolina Dieckmann sofrendo por ter que raspar os cabelos entrou para a história da teledramaturgia e foi usada, inclusive, em campanhas do governo

Ao terminar minha pesquisa, consegui comprovar que o uso de algum recurso, como as próteses e perucas, para cobrir a região sem os cabelos em mulheres com câncer de mama é fundamental para o enfrentamento deste momento de forma mais confiante. A paciente ganha autoestima e consequentemente minimiza as chances de ficar deprimida. Ela passa a ter mais forças na caminhada pela cura.

       Veja o antes e depois de uma cliente em quimioterapia que recorreu à peruca de fibra sintética: ganho não só na aparência, mas principalmente na autoestima

Cliente em quimioterapia com uma de nossas perucas artesanais

Mas atenção: no caso do câncer de mama, nunca é demais ressaltar: Esse sofrimento pode ser evitado com medidas simples. Faça a mamografia anualmente, se você tiver mais de 50 anos, e nunca abra mão do autoexame. Ele deve ser feito sempre que você se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). Eu, por exemplo, nunca esqueço de fazer. 

Autoexame das mamas é importante na prevenção do câncer

Diante de qualquer alteração suspeita na mama, como saída de líquido anormal, alterações no mamilo, pele avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja, não dê bobeira. Comunique imediatamente a seu médico para que sejam providenciados exames mais específicos. Lembre-se: com saúde não se brinca. Um abraço e até semana que vem!