quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mitos e verdades sobre os cabelos

Todos temos dúvidas com relação aos nossos cabelos. Como devemos manuseá-los, proceder com as lavagens, periodicidade, hábitos e costumes. Por isso, através deste canal irei falar um pouquinho sobre todas estas questões.

.Cabelos crespos crescem menos que os cabelos lisos: mentira, a velocidade de crescimento dos fios é dependente somente da genética e nutrição de cada indivíduo, independente do tipo de fio.
.Raspar os cabelos fortalece os fios: mentira, não existe nenhuma relação comprovada.
.Cabelos longos caem mais: mentira, os fios longos são mais visíveis e embaraçam entre si, dando a impressão de maior quantidade de fios caídos.
.Cortar os cabelos considerando as fases da lua faz sentido: não, as fases da lua só influenciam as marés.
.O uso de chapéu ou boné causa queda de cabelo: não, mas se o uso for contínuo o importante é manter o couro cabeludo sempre limpo e saudável.
.Caspa e seborreia infuenciam na queda dos cabelos: sim, quase todos os indivíduos com queixa de queda de cabelo apresentam estas características como fatores causais primários ou coadjuvantes à queda.
.Pílula anticoncepcional  no xampu fortalece os fios: mito, não melhora em nada a qualidade do produto.
.Babosa é bom para o cabelo: o extrato da Babosa, chamado de Aloe vera quando usado topicamente é benéfico aos cabelos, a planta in natura pode causar alergia ou irritação na região aplicada.
.Estresse pode causar calvície: sim, muitas vezes o estresse é fator primário da queda, que pode acontecer até um ano após o desgaste emocional, pode estar presente também como fator desencadeante da causa genética.
.O uso de perucas prejudica os cabelos: mito, as perucas e próteses capilares podem ser usadas, quando necesárias, sem prejuízos para o couro cabeludo e cabelos, diz Dr. Luciano Barsanti. O que deve ser evitado é o processo de entrelaçamento que traciona os fios.
.Remédios para calvície causam impotência sexual: depende, estudos mostraram que cerca de 1% dos indivíduos tem diminuição da libido com o uso deste medicamento.
.Existe tratamento para o controle da calvície: sim, a medicina estética já têm condições de reverter o processo de calvície e quanto antes for o tratamento melhor será o resultado.


Fontes: SBC - Sociedade Brasileira do Cabelo, Livro: dr. Cabelo do Dr. Luciano Barsanti.






Nenhum comentário:

Postar um comentário