quinta-feira, 2 de maio de 2013

A importância da avaliação antes de se iniciar qualquer tratamento capilar


A abordagem de um individuo com queixa tricológica deve obedecer a um padrão específico de abordagem. Não existe a possibilidade de se iniciar um tratamento capilar sem antes fazer uma avaliação.

Esta avaliação tem como objetivo descobrir, definir e analisar de forma bem minuciosa qual é o problema ou patologia que esse indivíduo apresenta.

É seguido um protocolo onde se faz a identificação desse indivíduo (idade, sexo, cor, profissão etc). Após essa identificação vamos analisar tudo com relação à sua saúde e sua história pessoal considerando o seu estilo de vida e história familiar.  Seus hábitos capilares também são analisados.

Esse protocolo é chamado de Ficha de Anamnese. É preciso investigar profundamente e de forma bem completa tudo relacionado à vida desse individuo que possa ter alguma interferência na sua saúde capilar.

O exame físico também deve ser cuidadosamente realizado. Será analisado também as condições desse couro cabeludo e suas características físicas (se tem excesso de oleosidade, se apresenta queda etc) e também da haste do cabelo (se apresenta fio quebradiço ou pontas duplas etc). É utilizado algumas manobras e métodos que auxiliam tanto no diagnóstico quanto na avaliação da intensidade da patologia e também para se estudar a evolução de uma doença tricológica. É usado a videodermatoscopia para auxiliar nesse diagnóstico.

  


A queixa deve ser muito bem indagada, com certeza o individuo tem muitas informações que podem ajudar.

Depois de toda essa investigação se define qual o tratamento mais indicado, tempo de duração, quais os produtos e medicamentos serão usados e o orçamento desse serviço.


É necessário ficar 24 horas sem lavar o cabelo antes da avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário