sexta-feira, 19 de julho de 2013

Uso do formol

Muitas mulheres sonham com um cabelo liso perfeito, sem frizz e com muito brilho. Uma das caraterísticas das escovas progressivas feitas com o formol é que ela deixa o cabelo exatamente com essas caraterísticas, isso explica o sucesso absoluto dessas escovas no mercado nacional.
Só que além de deixar as madeixas lindas o formol é extremamente tóxico e traz sérias consequências para quem aplica quanto para quem recebe a escova progressiva. Ao aquecer, tarefa necessária para que a escova tenha efeito, é liberado um vapor de formaldeído, nome da substancia química, que é altamente tóxico.

Os sintomas imediatos da aplicação são dor de cabeça, vertigem, falta de ar, irritação nos olhos, nariz e mucosas do trato respiratório. A longo prazo pode causar edema pulmonar, malformação fetal, câncer principalmente nas regiões do nariz, boca,  garganta, bexiga e pulmão além de leucemia.
Ou seja, não é brincadeira. A exposição continua a esses vapores é extremamente prejudicial. Não se tem uma quantidade mínima de exposição capaz de por a saúde em risco, o que se sabe é que quanto maior o contato com o produto, maior a probabilidade de se desenvolver algum dos sintomas, sobretudo na boca e pescoço.

Especialistas recomendam que não haja nenhuma exposição ao vapor, mesmo aqueles profissionais que não estão diretamente ligados à aplicação do produto e toda a clientela, podem ser afetados pelos vapores voláteis do formol.

Então para não correr o risco, é melhor trocar o uso do formol por outras substancias menos agressivas ao nosso organismo. As grandes marcas já se preocupam com essa questão e oferecem ao mercado uma gama bem interessante de produtos para alisar e modificar a fibra capilar que não seja o formol. E vale lembrar que a procedência de empresa tem que ser verificada e se esse produto está liberado pelos órgãos responsáveis.

Cabelo quimicamente modificado pode ser saudável. O profissional que aplica também!

Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário