quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Soluções Capilares doa perucas para pacientes com câncer de mama


Hoje pela manhã acordei com uma notícia boa: a minha xará Fernanda Martins, supervisora assistencial da ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer), instituição parceira do Soluções Capilares, entrou em contato comigo pelo whatsapp para dizer que duas das perucas que doamos a entidade recentemente foram repassadas a pacientes com câncer de mama, que infelizmente tiveram queda dos cabelos na quimioterapia. Por estarmos em um mês onde a prevenção a esta doença é tão evidenciada pela mídia, fiquei feliz por saber que essas mulheres vão se sentir mais fortes, confiantes e terem a autoestima resgatada.

Pacientes da ORCCA com perucas doadas pelo Soluções Capilares

Este trabalho bonito que fazemos em parceria com a ORCCA já vem de longa data. Recebemos os cabelos da instituição, que por sua vez os arrecada por meio de doações da população. Ao chegarem na loja, minha mãe Ana Tompa confecciona as perucas com muito amor, tendo cuidado com cada fio, pois entende o que esses cabelos representam para essas mulheres. Isso sem falar que todas as pessoas atendidas na ORCCA são bastante carentes de recursos, ou seja, dificilmente teriam condições financeiras de comprar uma peruca. Por isso, temos mais um nobre motivo para trazer o sorriso de volta a elas.

Ana Tompa (foto) é responsável por confeccionar as perucas doadas à pacientes carentes

E acredite: se elas ficam felizes ao receber a peruca, nossa satisfação em proporcionar essa alegria é muito maior. Minha mãe costuma dizer que as suas mãos são semeadoras de amor e esperança. Sempre que confecciona uma peruca para uma mulher acometida por câncer, ela mentaliza boas energias para que a cliente fique o mais confiante possível na cura. E para nós só é possível exercer nosso trabalho dessa forma, afinal como eu já disse em outras ocasiões, lidamos com vidas, sentimentos e emoções.

Se você quiser doar o seu cabelo, não apenas para a ORCCA como também para a instituição mais próxima de sua casa que trabalha com pacientes oncológicos, é importante saber de alguns detalhes: o cabelo precisa estar limpo, seco e não pode estar escovado e nem pranchado; tem que ser “ao natural” (já aconteceu de o cabelo ser liso e quando fazemos a peruca e lavamos, uma parte fica anelada pois os fios estavam pranchados antes de cortar). 

O próximo passo é fazer um rabo de cavalo baixo, com os fios penteados e prendê-los a um elástico. Eles devem ser cortados assim. Apenas os que estiverem desde jeito serão aproveitados. Aqueles que caírem no chão, na hora do corte, infelizmente não poderão ser usados.

Veja como as doações de cabelos chegam até nós. Agradecemos a todos que contribuem, levando sorriso para pacientes com câncer

É importante dizer também que as mechas, para serem cortadas, devem ter, no mínimo, 20cm. Assim que seus cabelos chegarem a nossa loja, vamos analisar toda a estrutura dos fios: coloração, textura, gramatura e juntá-los com outros que sejam parecidos aos seus, para que possam formar uma peruca. Todo e qualquer tipo de madeixa pode ser doada, seja ela crespa, lisa, ondulada ou tingida.

Veja a naturalidade das perucas artesanais produzidas por Ana Tompa

Ah! Não posso terminar esse post sem deixar um recado importante para as mulheres: a prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama. O acompanhamento com o ginecologista, mastologista ou clínico geral deve começar a ser feito a cada seis meses a partir dos 40 anos. A mamografia anual é indicada também a partir desta idade. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e do Colégio Brasileiro de Radiologia. Já a recomendação do SUS e do Ministério da Saúde é a mamografia bienal, de dois em dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.

Paralelamente ao acompanhamento médico, examine a região das mamas pelo menos uma vez por mês. Você pode fazer isso no banho, deitada, da forma como preferir. O importante é incorporar esse hábito na rotina. Sua saúde e seu bem mais precioso. Lembre-se sempre disso! Um abraço e até o próximo post.

Outubro Rosa: pratique a prevenção













Nenhum comentário:

Postar um comentário