sábado, 1 de dezembro de 2012

Recurso para tratar o excesso de oleosidade do couro cabeludo

Quando temos uma produção de óleo em excesso possivelmente essa pele (couro cabeludo) está com problemas.

Meu intuito aqui não é explicar porque uma pele tem excesso de oleosidade, mas sim mostrar como a Terapia Capilar pode e deve atuar nesse caso.

Para tratar um cabelo oleoso demais é preciso antes de tudo entender os hábitos capilares de quem sofre com isso. Saber quais os produtos usados na higienização e como são usados, qual a frequência de lavagens etc. Naturalmente, com a indicação correta desses produtos já é possível conseguir uma melhora no quadro. Porém só isso está longe de ser o suficiente. E é ai que os benefícios da Terapia Capilar são consolidados.

Existe um recurso da Eletroterapia, antigo, porém muito bom que é a Desincrustação. Seu objetivo é retirar da pele (couro cabeludo) a gordura nela incrustada. Esse processo eletroquímico amolece a gordura da pele facilitando sua remoção. Podemos considerar que ocorre uma saponificação do sebo, ou seja, a ação de limpeza acontece porque o produto entra em contato com a gordura da pele transformando-se em sabão. Com o uso continuo desse recurso, consegue-se equilibrar a produção de óleo e o couro cabeludo tende a diminuir sua produção.

A Argiloterapia também é usada para tratar esse problema que tanto incomoda. Argila verde, a que mais gosto, rica em oligoelementos, tem um poder desintoxicante e de controle da oleosidade. Usada enriquecida com óleos essenciais ou simplesmente pura, ela promove um peeling superficial além de atuar de forma coadjuvante na assepsia dessa pele. Isso é uma coisa muito importante que se deve levar em consideração. Couro cabeludo oleoso é mais úmido e isso disponibiliza um ambiente melhor para micro-organismos.

Tem que se ter um cuidado em especial por xampus para controle da oleosidade. Tenho um receio maior por esses produtos, sejam medicamentosos ou cosméticos, pois percebo clinicamente que o uso constante, ou seja, em todas as lavagens, acabam não dando o efeito desejado e muitas vezes torna o couro cabeludo “viciado”. É comum que a pele com o uso contínuo acabe por desencadear o que chamamos de efeito rebote, ou seja, quanto mais você retira a oleosidade, mais ela será produzida para equilibrar o que foi retirado. Por isso falo tanto em EQUILÍBRIO DO COURO CABELUDO. A indicação mais adequada ao meu parecer é que esse xampu seja usado de forma alternada com outros, de preferência não perolados, ou os que foram previamente indicados.

Possivelmente a cura do excesso de produção de óleo pelo couro cabeludo não seja resolvida pelas indicações acima, pois muitas vezes podem estar relacionados à alimentação, hormônios, genética, mais não tenho dúvidas de que a Terapia Capilar é muito indicada e com resultados bem expressivos e visíveis a curto prazo de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário