quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Crianças em tratamento contra o câncer se vestem de super-heróis para estrelar exposição em BH

Olá pessoal, vocês devem estar se perguntando por que eu não fiz nenhum post ontem, como de costume. O atraso foi por uma causa nobre e especial: fui convidada, nessa terça-feira (21), para participar do coquetel de lançamento da exposição “Super-Heróis de Verdade”, da qual o Ntc Soluções Capilares by Wilma Perucas, é um dos apoiadores. Esta mostra, que reunirá fotos de crianças com câncer vestidas de super-heróis, poderá ser conferida pelo público a partir de hoje, no Museu Inimá de Paula, no centro de BH. A ação está relacionada ao Dia do Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado amanhã. 


A ideia do projeto “SuperAção” veio da equipe do eixo “Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência”, do programa de extensão ObservaPED, da Faculdade de Medicina da UFMG. Tudo começou quando, no mês passado, 17 pacientes onco-hematológicos pediátricos do Hospital das Clínicas, entre dois e 17 anos, tiveram a oportunidade de participar de um ensaio fotográfico fantasiados. Na ocasião, o talentosíssimo Marcus Martinelli, responsável pelo hair e make up dos participantes do projeto, veio pessoalmente buscar três perucas que disponibilizamos para a sessão de fotos. O trabalho ficou lindíssimo e comovente.


A exposição, com as fotos dessas crianças fantasiadas, é o momento principal do projeto, em que os pequenos serão brindados com esta bela homenagem, afinal nada mais justo que dar a eles o título de verdadeiros super-heróis. O motivo é simples: a força que esses meninos e meninas têm para lutar pela vida, sendo que muitos nem possuem uma dimensão real da doença que enfrentam, é inspiradora.

Costumo dizer que nós construímos, na infância, a imagem do super-herói, como sendo aquele com um poder acima do natural. E no dia a dia, essas crianças nos surpreendem exatamente por terem um poder, que não sabemos de onde vem. Ele apenas existe e, inclusive, serve de força, para nós, adultos.

Além do trabalho brilhante do Martinelli na maquiagem dessas crianças, também quero destacar a bela iniciativa da professora Drª Karla, criadora deste projeto, juntamente com seu primo Fábio, que, atualmente, mora em Nova Iorque. A ideia fantástica dessa dupla nasceu a partir do momento em que o Fábio teve conhecimento de um projeto parecido ao “SuperAção” nos EUA e resolveu convidar a prima onco-pediatra para ajudá-lo a desenvolver essa ação pioneira no Brasil. Lindo demais né!

Áh! Não posso esquecer de falar dos padrinhos do projeto, que custearam a impressão das fotos para a exposição. A edição ficou a cargo do designer gráfico Gabriel FAM. Já as fotografias são de W. Gontijo, enquanto a estilista Patrícia Nascimento ficou responsável pela customização das fantasias. 


Imagens: Carol Morena/Faculdade de Medicina UFMG 

Imagem: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press

Bom, mas por que eu estou citando todas essas pessoas? Por uma simples questão: essas correntes de solidariedade devem ser estimuladas e divulgadas, ainda mais quando são feitas para ajudar crianças. Voltei deste coquetel superemocionada, mesmo porque sou mãe de um garotinho lindo. Então consigo me colocar, nem que seja um pouquinho, no lugar de todas as mamães desses heróis, que precisam ter força extra para lutarem ao lado de seus pequenos.

Vale muito a pena conferir esta exposição. Vale muito a pena mesmo pessoal! Depois ter contato com essas fotos, sua percepção sobre a vida certamente será outra. Ela fica em cartaz no Museu Inimá de Paula, (Rua da Bahia, 1201, centro de BH), até 21 de dezembro. Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado, de 10h às 18h30; quinta, de 12h às 20h30; e aos domingos, de 10h às 16h30. A entrada é gratuita. Um abraço forte e até semana que vem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário