terça-feira, 22 de maio de 2018

Recebeu uma peruca de doação? Saiba os cuidados que você deve ter ao usá-la


Neste mês de maio, conforme vocês já devem ter percebido, estou fazendo posts sobre doações de perucas aqui no blog. Na semana passada, por exemplo, contei como elas [as doações] funcionam. Recebemos cabelos de doação de instituições parceiras, confeccionamos as perucas e as entregamos para essas casas de apoio a pacientes com câncer que, por sua vez, doam ou emprestam para pessoas carentes que estão em tratamento.

Hoje vou falar exclusivamente com você que recebeu uma dessas perucas, mas precisa saber quais cuidados deve tomar para que ela dure mais tempo, continue linda, certinha na sua cabeça e depois possa ser devolvida e usada novamente por outra mulher que precise.

Para começar, é importante saber que a peruca vai vestir a sua cabeça, como uma roupa. Tem que estar perfeitamente ajustada, de forma confortável e segura. Para isso, as toucas são feitas com elásticos laterais onde se ajusta de acordo com o tamanho da cabeça.


Estando a peruca perfeitamente adaptada ao formato da sua cabeça é preciso ajeitar o cabelo e o tipo de corte de acordo com o seu rosto e o que você gosta. Para isso use uma escova apropriada e bons produtos, como se fosse o cabelo da sua cabeça. Dependendo do tipo de fio, vai precisar de um creme para pentear, de um óleo ou reparador de pontas. Tudo vai ser de acordo com o fio: anelado, liso, quimicamente modificado, tingido, etc.

Com o uso, a peruca vai ficar suja, como uma roupa mesmo. Então é preciso higienizá-la. Porém a lavagem é bem diferente de como lavamos o nosso cabelo. É preciso ser cuidadosa e muito gentil com a sua peruca. Siga este passo a passo:

1º: Desembarace a peruca com uma escova apropriada.

2º: Em uma bacia dilua o shampoo, preferencialmente com ação hidratante e coloque a peruca dentro desta bacia. Lave como se fosse uma roupa muito delicada. Não esfregue – nunca. Repita o processo quantas vezes for necessário, até que a água fique transparente. Esse sinal é a prova de que sua peruca estará realmente limpa.Feito isso, o próximo passo é enxaguá-la em água corrente e na temperatura ambiente, mas sem esfregar.

3º: Agora, retire o excesso de água com uma toalha (delicadeza sempre) antes de passar um bom condicionador ou até mesmo uma máscara de tratamento. Após a aplicação desses produtos penteie delicadamente e enxágue em água corrente.

4º: Envolva a peruca em uma toalha até que ela absorva o máximo de água possível.

Agora sua peruca está limpa. Pode colocá-la molhada ou espere secar. Caso escolha a segunda opção, você pode usar um suporte para peruca ou deixá-la sobre qualquer frasco longo que possa mantê-la “de pé”. Neste frio eu aconselho esperar secar. Isso porque colocar a peruca ainda úmida é como vestir uma roupa molhada, sua cabeça vai ficar fria e isto não é adequado, principalmente para quem está fazendo um tratamento como o seu.

Ahh, muito importante: nunca guarde sua peruca enquanto ela estiver molhada.

Pode usar secador, prancha e babyliss, sempre com bom senso e protegendo os fios com um bom creme.


Suporte para a peruca

O uso de uma peruca não restringe as atividades do seu dia a dia. Você terá somente que aprender a realizá-las de forma diferente. Por exemplo se for ao um clube ou praia é importante uso de um creme com protetor solar, além de chapéus e bonés para diminuir a incidência de sol nos fios. E lembre-se de fazer uma boa higienização do cabelo ao chegar em casa. Nesse processo recorra a cremes com alto poder emoliente. Eles são essenciais para manter a saúde dos cabelos.


Uma peruca bem cuidada deixa a mulher em tratamento ainda mais confiante e com a autoestima elevada

Uma observação muito importante. Caso você não esteja confortável com o uso da peruca, se sinta insegura ou qualquer outra coisa que a incomode, não deixe de procurar a instituição onde você recebeu a peruca. Eles têm um canal direto para solicitar todas as informações necessárias.

Então, e só relembrar o passo a passo abaixo e usufruir do seu novo cabelo:

1° Ajustar à cabeça
2º Adequar o tipo de corte e cabelo
3º Cuidados para manter a peruca bonita (lavagem, hidratação, etc.)
4º Aproveitar e ser feliz

Lembre-se: Cuidar da sua peruca de forma adequada é extremamente importante. Depois que você não precisar mais, ela será reformada e entregue a outra mulher. O importante é que essa corrente de solidariedade não termine na primeira doação. Um abraço e até semana que vem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário