terça-feira, 29 de maio de 2018

Saiba como começou nossa campanha para doação de perucas usadas


Ao longo deste mês você, que me acompanha aqui no blog, ficou sabendo um pouco mais das parcerias entre o Soluções Capilares e instituições de apoio a pacientes com câncer. Através dessas parcerias, que na verdade são uma grande corrente de solidariedade, recebemos cabelos de doação, confeccionamos perucas e as repassamos para essas casas de apoio que, por sua vez, doam ou emprestam para pessoas carentes em tratamento oncológico. Tudo para que elas fiquem com a autoestima elevada e se sintam mais confiantes na vitória contra a doença.

Hoje resolvi voltar um pouquinho no tempo, mais precisamente em 2013, para contar como esse trabalho tão bonito começou. Na época estávamos recebendo muitas clientes já curadas do câncer que, por não precisarem usar mais a peruca as traziam na loja para vendê-las.

Foi a partir dessa demanda que pensei: “como não revendemos perucas usadas por que não sugerir a essas mulheres que doem suas perucas para que possamos reformá-las e, em seguida, repassá-las para quem está precisando, mas não tem condições pagar?” Assim tudo começou. Entretanto algumas clientes tinham um apego muito grande com essas perucas e não queriam doar. Como alternativa começamos a receber cabelos de doação. Incentivamos as pessoas a cortarem suas madeixas e nos entregarem.


Nosso primeiro cartaz da campanha de doação de perucas usadas

Esta corrente de solidariedade se expandiu de tal forma e as doações de cabelo não pararam de acontecer. Com isso algumas instituições começaram a nos procurar, entre elas o Hospital Mário Penna, referência no atendimento oncológico em BH, que por sinal atende muitas mulheres do interior de Minas que, infelizmente, não tem condições de arcar com os custos do tratamento e sequer comprar uma peruca, quando os fios começam a cair por causa da quimioterapia.

Ao conhecer nosso trabalho, este hospital ficou estimulado a fazer sua primeira campanha para receber cabelos de doação, que foram  repassados para nós e através de nossas mãos se transformaram em lindas perucas. Depois de prontas, elas foram doadas às pacientes atendidas. A iniciativa pioneira foi um grande sucesso, despertando, inclusive, o interesse de jornais e emissoras de TV.

Reportagem no Jornal Hoje em Dia – fevereiro/2013

Foto de minha avó, D. Wilma, publicada em reportagem no Jornal Estado de Minas, durante entrega de perucas no Hospital Mário Penna, em janeiro de 2014


Veja o que eu encontrei nos meus arquivos quando estava escrevendo esse post! Uma reportagem que a TV Alterosa/SBT gravou conosco sobre doações de perucas que fizemos para o Hospital Mário Penna em fevereiro de 2013: 


Hoje, passados cinco anos, nossas parcerias para fazer este trabalho, que como já disse é tão bonito, alcançou ONGs de diversos locais do estado, entre elas a ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer), em Betim; o Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer; e mais recentemente a Casa Rosal, em Nova Lima.

Mas mais que falar da origem deste trabalho, gostaria, antes de terminar esse post, de incentivar a todas as nossas antigas clientes que já usaram perucas durante o tratamento contra o câncer, e que felizmente já estão curadas, a doar para quem, hoje, está precisando.

Se você tiver interesse, basta vir aqui na loja e entregar sua peruca. Nós vamos reformá-la e repassar para as instituições com as quais trabalhamos que atendem muitas mulheres carentes. Todas precisam bastante de receber a doação e, com isso, elevar a autoestima, condição essencial para quem precisa enfrentar o câncer.

O seu engajamento neste ato de solidariedade é muito (muito) importante! Pode trazer esperanças e despertar o sorriso de quem está enfrentando dias tristes. A mulher que vai receber sua peruca ficará extremamente feliz. Mas tenho plena certeza que a sua satisfação em ajudar será bem maior, ainda mais que você, por já ter enfrentado e vencido a doença, sabe melhor que ninguém do quanto estar bem diante do espelho é fator fundamental para o otimismo na cura.

Para trazer sua peruca até o Soluções Capilares basta se dirigir ao endereço abaixo:

Av. Cristóvão Colombo, 287A. Sobreloja 02. Acima do Feirashop – Savassi / Belo Horizonte. Telefones: (31) 3281-3431 | 3284-3948.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 9h às 13h
Não é necessário agendar.

Um abraço e até semana que vem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário