terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Doação de cabelo: Tire todas as suas dúvidas

Olá pessoal, tudo bem? Como foi o réveillon de vocês? Espero que já estejam prontas para dar start em 2018 com todas as energias positivas do mundo.

Neste primeiro post do ano decidi escrever novamente sobre o processo de doação de cabelos para a confecção de perucas, já que a maioria das pessoas têm muitas dúvidas acerca deste assunto. Cada vez mais recebemos pessoas aqui na loja querendo doar seus fios, porém é superdesagradável cortar as madeixas e depois descobrir que não poderão ser usadas na produção das perucas. E esse constrangimento ocorre dos dois lados: a pessoa fica frustrada ao saber que os seus fios não estão de acordo com os padrões, e nós ficamos numa situação delicada ao ter que recusá-los. Por isso, antes de passar por isso, vale se informar sobre alguns pontos importantes:

Ciclo de doação dos cabelos

O tamanho da peruca ficará exatamente igual ao do meu cabelo?
Não. Para saber o comprimento dos fios da peruca, considera-se desde o alto (ou topo) da cabeça até onde termina o comprimento dos fios.  O ideal é medir o tamanho da mecha que você deseja cortar, então imagine esta mecha saindo do alto da cabeça. Aí você saberá de qual tamanho ficará a peruca que será feita com o seu cabelo. A partir daí saberá quantos centímetros de cabelo você deve cortar.

Consigo montar uma peruca apenas com os meus cabelos?
Quase nunca. É preciso uma grande quantidade de fios, em torno de 250 gramas de cabelo cortado. E quase ninguém tem esta quantidade de cabelo. Geralmente temos que juntar os cabelos de várias pessoas para fazer uma única peruca.

Qual o tamanho ideal para cortar as mechas de cabelo?
O ideal é que tenham, no mínimo, 20 cm já cortados

O cabelo precisa ser virgem? Qual o melhor tipo de cabelo?
Não precisa ser virgem e todo e qualquer tipo de cabelo pode ser doado, sendo crespo, liso, ondulado, tingido e até com progressiva.

Como este cabelo deve ser preparado antes de cortar?
Ele precisa estar limpo e seco e não pode estar escovado e nem pranchado, tem que ser “ao natural” (já aconteceu de o cabelo ser liso e quando fazemos a peruca e lavamos, uma parte fica anelada pois os fios estavam pranchados antes de cortar). O próximo passo é fazer um rabo de cavalo baixo, com os fios penteados e prendê-los a um elástico. Eles devem ser cortados assim. Apenas os que estiverem desde jeito serão aproveitados. Aqueles que caírem no chão, na hora do corte, infelizmente não poderão ser usados.

Cortei meus cabelos, seguindo os cuidados acima. O que faço agora?
Assim que seus cabelos chegarem a nossa loja, vamos analisar toda a estrutura dos fios: coloração, textura, gramatura e juntá-los com outros que sejam parecidos aos seus, para que possam formar uma peruca, que será confeccionada, por minha mãe, a Ana Tompa. 

Veja a qualidade das perucas artesanais feitas por Ana Tompa

E depois que a peruca ficar pronta? Como é feita a doação?
Após a peruca ficar pronta, nós a enviamos gratuitamente para várias instituições parceiras da nossa loja, presentes em todo o estado, como por exemplo o Hospital da Baleia, a ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer, em Betim) e a outras instituições. Aqui no Ntc nós não fazemos doações. Acreditamos que as instituições com as quais temos contato possuem total expertise para entregar a peruca a quem realmente precisa, ou seja, está enfrentando uma quimioterapia e não tem condições financeiras para comprar o modelo de sua preferência.

Perucas doadas ao Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer

Ana Tompa entrega perucas à pacientes com câncer do Hospital Felício Rocho

Para saber sobre todas as doações, acompanhe por aqui. Toda vez que as perucas forem entregues às instituições, você será avisado através do meu blog. E se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, me procure! Minha equipe e eu estamos à disposição para atendê-la da melhor forma possível. O importante é que essa iniciativa de doar os seus cabelos seja feita com total consciência. Um abraço e até semana que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário