terça-feira, 26 de junho de 2018

Dicas importantes sobre o uso da prótese capilar


Ao longo deste mês falei sobre como o couro cabeludo deve ser preparado para receber a prótese capilar. Falei também do processo de fixação desta prótese e, na semana passada, da importância da manutenção.

Mas de nada adianta uma boa manutenção se você (você mesmo(a)) não tem cuidados básicos com sua prótese, fundamentais para que a vida útil dela seja prolongada. E é sobre estes cuidados especiais que vou escrever hoje.

É importante ter em mente que assim como os fios da nossa cabeça, os da prótese precisam ter ainda mais atenção. Até mesmo porque são fios que não são renovados e com isso as agressões externas geram danos mais aparentes.

Muitas pessoas têm medo de lavar a prótese capilar para não danificá-la ou por temerem que os fios se soltem. Sendo feita de forma correta e com os produtos certos, essa limpeza é imprescindível para manter a beleza e a higiene de sua peça.

Para que não esqueçam, vou escrever mais uma vez (nunca é demais) como deve ser feita a higienização de sua prótese capilar.

Você pode lavá-la tanto colada a sua cabeça quanto retirá-la para lavar.
Independentemente de estar fixa ou não, de ser curta ou comprida, uma dica importante é pentear os fios antes de lavar. Isto vai facilitar todo o processo.

Se a primeira opção for o seu caso, você vai usar um shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo (cuidados com os indicados para couro cabeludo oleoso pois podem ressecar os fios) e vai esfregar e enxaguar com delicadeza. Mesmo que o cabelo seja curto, é muito, muito importante o uso de condicionador para repor os nutrientes e a emoliência “retirada” pelo shampoo.

Se os fios forem compridos, penteie antes de enxaguar. Isso evita que eles embaracem. Dica importante: passe a toalha levemente nos fios e depois passe um bom creme para pentear, ou leave-in ou óleo reparador. Enfim, qualquer produto sem enxágue que tenha sido indicado pelo seu profissional.


Agora se você for lavar sua prótese fora da cabeça, dilua em uma bacia o shampoo indicado, preferencialmente com ação hidratante. Repita o processo quantas vezes for necessário, até que a água fique bem transparente. Esse sinal é a prova de que sua prótese estará realmente limpa. Feito isso, o próximo passo é enxaguar em água corrente e na temperatura ambiente, mas sem esfregar. Em seguida retire o excesso de água com uma toalha antes de passar um bom condicionador ou até mesmo uma máscara de tratamento.

Após a aplicação penteie delicadamente e enxágue em água corrente. Envolva novamente a prótese capilar em uma toalha até que esta absorva o máximo de água possível.


Uma prótese bem cuidada deixa a aparência ainda mais natural

Pronto: sua prótese está limpinha e cheirosa, pronta para você usar e arrasar por aí.

Não se esqueça: O uso de cremes com protetor solar, além de chapéus e bonés para diminuir a incidência solar nos fios (principalmente nos dias mais quentes) é fundamental. E se for para a praia e piscina, mantenha estes mesmos cuidados e lembre-se de ao chegar em casa fazer uma boa higienização dos fios, com cremes com alto poder emoliente. Eles são essenciais para manter a saúde dos cabelos.


Prótese feminina colada

Ah! Importante: Evite o uso de secador, prancha e babyliss. Como todos sabem estes equipamentos danificam os fios. Então deixe para usá-los quando for a um evento especial.

Importante falar também que com o tempo os fios da prótese irão sofrer desbotamento em sua cor. Isto se deve ao desgaste e ao envelhecimento das células que compõem a estrutura capilar, alterando a sua tonalidade. Quem tem cabelo castanho percebe que ele costuma puxar para o tom avermelhado e os fios mais claros costumam ir para o tom laranja. É importante lembrar que os cabelos da prótese não se renovam, por isso fica tão evidente esta mudança na cor. Para resolver é simples: basta, de tempos em tempos, renovar a cor com o profissional de sua confiança.

Lembre-se: as películas onde são implantados os fios costumam ser muito delicadas e isto a torna mais frágil e claro mais natural. E é por isso que é muito importante ter cuidado com esta película. Por isso escrevo tanto sobre as manutenções corretas, sobre as trocas dos adesivos e colas, pois toda vez que se “mexe” esta película fica ainda mais frágil. 

Película extremamente delicada

Alguns lugares com mais expertise disponibilizam o serviço de reparo ou reforma destas películas. Não costuma ser um serviço barato pois a matéria prima normalmente é importada e há a necessidade de um profissional muito experiente para executar este serviço.

Escrevi aqui pontos que considero essenciais para manter a sua prótese capilar linda, mas se mesmo assim você tiver outras dúvidas que não foram respondidas, deixe um recado nos comentários ou mande um e-mail para contato@solucoescapilares.com.br que terei o maior prazer em responder. Na próxima semana, julho bate as portas e um novo tema será abordado aqui no blog. Conto sempre com sua leitura. Um abraço e até lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário